Domingo, 18 de Julho de 2010

Sites que trabalham com o público infantil

 

 

 

 

Pé de Breque
O site apresenta-nos de forma lúdica e criativa o projeto Pé de Breque, que através de atividade lúdicas, sociais e culturais leva às praças da cidade de Bauru-SP mais “cor, vida e muitas brincadeiras!”, para um público de todas as idades. Traz, também, algumas dicas de brincadeiras, brinquedos, livros, objetivos e música do projeto.
Site: http://www.pedebreque.com.br/

 

 

Aquarela
O curta “Aquarela” produzido para a música de Toquinho, mostra-nos como é bela e incansável a imaginação infantil, que alimenta-se de brincadeiras e sonhos! Com imagens belas e delicadas faz uma viagem desde nossa infância até o dia em que, adultos, deixamos nossa “aquarela” descolorir por não ter tempo de “imaginar”…
Site: http://www.laboratoriodedesenhos.com.br/aquarela.htm

 

 

Educacional
Muito consultado por profissionais da área educacional, o site apresenta conteúdo que vai da Educação Infantil até o Ensino Médio.
Contém jogos, planos de ensino, projetos educacionais, artigos, entrevistas com profissionais da educação, atualidades, e sugestões para serem trabalhadas em datas comemorativas. Em algumas áreas de acesso restrito, exige cadastramento do usuário.
Site: http://www.educacional.com.br/catalogo/catalogo_lista.asp?id=858&pg=1

 

 

Jogos tradicionais
O site possui jogos de domínio público que evoluíram ao longo dos séculos. De Ludo a Go, passando por Damas, Gamão, Mancalas, etc., contém regras, origens, história e curiosidades de diferentes jogos.
Site: http://www.ludomania.com.br/Tradicionais/jogos_tradicionais.html

 

 

Jogos de cartas
Dá acesso a várias explicações de jogos, jogos on-line, dicionário de palavras relacionadas aos jogos, histórico dos jogos e regras disponíveis. É necessário cadastrar-se para utilizá-lo por completo. Divertimento tanto para adultos como para crianças.
Site: http://www.jogosdecartas.com.br/

 

 

SCIPIONE

Trata-se de um site com dicas de oficinas, livros, galeria, artigos. Tem um espaço especial para educadores, com catálogos e linhas de pesquisas.
O link “galeria”, em “scipione educação”, dispõe de ótimas ilustrações sobre temáticas diversas.
Site: www.scipione.com.br

 

Projeto Bira – Brincadeiras Infantis da Região da Amazônica
O PROJETO BIRA – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica é uma iniciativa inédita de pesquisa, troca e divulgação de cultura lúdica infantil da região Norte do Brasil. É um Projeto que caminha longas distâncias para conhecer o que as crianças da Amazônia têm a nos dizer de sua própria cultura, ao mesmo tempo que troca com elas realidades lúdicas de outros cantos desse nosso país.
Site: www.projetobira.com
E-mail: projetobira@hotmail.com

 

Portal Edukbr
Edukbr é um portal com sites interessantes sobre projetos, literatura, jogos, atividades educacionais, artigos e orientações para pais e educadores. Estes últimos poderão encontrar assuntos e dicas interessantes para trabalhar com as crianças, elas por sua vez poderão se divertir com as atividades, jogos, leituras e criações de desenhos, textos
que o portal incentiva.
Especial atenção ao ‘Salão de jogos’, ‘Celeiro de Projetos’ e ‘Oficina de aprendizagem’.
Site: www.edukbr.com.

 

Brinquedoteca Terapêutica Ayrton Senna
A Brinquedoteca Ayrton Senna do Centro Infantil Boldrini, em Campinas – Brasil, foi criada para oferecer às crianças e aos jovens a oportunidade de brincar, imaginar, descobrir, inventar, através do acesso a brinquedos, jogos, livros e oficinas de arte. Nela, os diferentes cantos contemplam a diversidade de interesses de crianças e jovens. Há o canto dos bebês, o canto do faz-de-conta, o canto do teatro e música, além dos cantos de jogos, de leitura e de informática.
Site: www.boldrini.org.br
e-mail: brinquedoteca@boldrini.org.br

 

Brinquedoteca Seninha
Pertencente ao Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC), instituição sem fins lucrativos que oferece assistência, tratamento e apoio emocional e social a adolescentes e crianças com câncer, situa-se no Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP), em São Paulo – SP, com arrojada concepção arquitetônica dentro dos mais avançados conceitos na área dos espaços lúdicos.
E-mail: brinquedotecaiop@ig.com.br

 

Brinquedoteca da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual – LARAMARA
Associação sem fins lucrativos, políticos ou religiosos e centro de recursos, métodos e técnicas de avaliação, habilitação e reabilitação visual situada em São Paulo – SP. Possui um acervo de 1200 brinquedos e um Centro de Produção de Recursos Pedagógicos com 77 brinquedos criados e produzidos especialmente para o deficiente visual. Possui também um Programa de Expressão Artística destinado a crianças acima de 4 anos, jovens e adultos com deficiência visual (20% das vagas são destinadas a pessoas sem deficiência visual).

Site:http://www.abrinquedoteca.com.br/brinquedotecas3.asp?id=11

 

 

Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABB
Criada em 28 de abril de 1985, atualmente funciona junto à Brinquedoteca Indianápolis, em São Paulo. Promove eventos científicos, atividades de formação do brinquedista e possui um informativo bimestral denominado “O Brinquedista”. Assessora pessoas e instituições que desejam instalar brinquedotecas.
Site: www.abbrinquedotecas.hpg.ig.com.br/
www.brinquedoteca.org.br
e-mail: associacaobrasileira@brinquedotecas.com.br

 

Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança
Fundada em 13 de fevereiro de 1990, tem como missão contribuir para melhorar a qualidade de vida das crianças e jovens brasileiros. Desenvolve inúmeros projetos e atividades, entre elas, Programa Empresa Amiga da Criança, Programa Crer para Ver, Prefeito Criança, Projeto Nossas Crianças.
Site: www.fundabrinq.org.br

 

Site: http://sites.mpc.com.br/ricardo.namur.claro

Museu Thyssen-Bornemisza
Apresenta um passeio em um museu mostrando obras e história de pintores importantes da humanidade. (Espanhol)
Site: www.museothyssen.org/pequenothyssen/default.html

 

Trem encantado
Site com sugestões de jogos, passatempos, dicas de confecções com sucatas, músicas entre outros links muito interessantes. O que mais chama atenção são as gravuras e fundo com personagens da Disney.
Site: www.tremencantado.hpg.ig.com.br

 

Jogos simples na Internet

É um site com 380 jogos simples de aventura, atenção e on-line muito divertidos. Possui jogos tradicionais e outros mais recentes ou inéditos, com apresentação criativa.
Site: www.jogossimples.com.br

 


O Instituto AMBAR (Amizade-Brincadeira-Arte) é uma organização não-governamental voltada para o atendimento de crianças e adolescentes de regiões excluídas socialmente e que apresentam altos índices de evasão e repetência escolar, como a Comunidade Raul Seixas, em Itaquera, bairro pobre de São Paulo, capital, onde desenvolveram o projeto Ludicidade. Desta ação surgiu o livro Ludicidade: o resgate da cidadania através do lúdico , de autoria de Adriana Teixeira Costa, publicado em São Paulo pela Unesco e Nestlé em 2001.
Site: www.ambar.org.br
E-mail: ludicidade@uol.com.br

 

Beba leite
Ensina a construir brinquedos com caixas de leite.
Site: www.bebaleite.com.br

 

 

Associação Brasileira de Brinquedos Educativos
A ABRINE – Associação brasileira dos lojistas, revendendores, artesãos e fabricantes de brinquedos educativos e afins – tem por objetivo social, assistir, orientar, congregar e instruir as empresas associadas, no que diz respeito às atividades da produção, divulgação e comercialização de brinquedos educativos e afins. Sua sede e foro situam-se na Capital do Estado de São Paulo, podendo manter representações, escritórios ou regionais em qualquer ponto do território nacional.
Site: www.abrine.com.br

 

 

Aliança Pela Infância
A Aliança Pela Infância tem por finalidade pesquisar e divulgar os problemas que afligem a infância e suas causas, e encontrar e promover soluções para os mesmos, inclusive por meio de elos de parceria com pessoas e organizações das mais diversas áreas de atuação.
Site: www.aliancapelainfancia.org.br

 

UNICEFUNITED NATIONS CHILDREN’S FUND

O UNICEF trabalha em parceria com os governos municipais, estaduais e federal, com outras agências do sistema ONU, com a sociedade civil e com o setor privado para realizar projetos e apoiar políticas públicas que defendam e promovam os direitos de todas as crianças e adolescentes. No site há links para participação dos mesmos.
Site: www.unicef.org.br
www.unicef.org

 

ABRINQuedoteca
Este site organizado pela ABRINQ – Associação Brasileira do Fabricantes de Brinquedos – tem como objetivo contribuir com informações e favorecer o intercâmbio entre as organizações e pessoas que visam a garantia do direito de brincar das crianças, jovens e adultos brasileiros. Nele há propostas na área da educação infantil e da educação de adultos, também visando formar ludicamente seus professores; há intervenções na saúde, buscando a humanização hospitalar através da ludicidade; há projetos de integração comunitária que tem o lúdico como foco importante; há ações na área da cultura, buscando trazer a tona o vasto patrimônio lúdico de que dispomos; há programas de lazer voltados para a integração entre as gerações através do brincar, e muito mais. Está disponível a todos para sugestões e parcerias e para divulgar trabalhos, eventos, textos que poderão ser enviados.

Site:http://www.abrinq.com.br/Default.aspx?abrId=36

 

 

Espaço Educar

Ótimo blog com variados links e sujestões para se trabalhar em sala de aula, tem como público alvo as séries do Jardim e nível fundamental

Site:http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/06/indice-de-alfabetos.html

 

 



publicado por pedagogia em ação às 16:31
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De TEREZA a 19 de Julho de 2010 às 21:49
ADOREI OS LINKS! BJS ♥


De Carla a 20 de Julho de 2010 às 01:14
ADOREI SAS DICAS PARABÉNS PELO BLOG! BEIJOCAS!!!


De Douglas a 20 de Julho de 2010 às 22:31
Ficou bem bacana.. adorei


De pedagogia em ação a 23 de Julho de 2010 às 00:30
♥Obrigada gente!!! ºuº ♥


Comentar post

.mais sobre mim

.Visitinhas

.posts recentes

. Projeto de Incentivo a le...

. Atividades para Maternal,...

. Sites que trabalham com o...

. Estatuto da Criança e do ...

. Educação uma questão de l...

. Erotização Infantil

. Bullying

. Dicas de dowloading de l...

. Eu e meus aluninhos!!!

. Xi...Xixi na cama!!!

. Apoio dos pais no desenv...

. Criança aprende brincando...

. Um tapinha não dói???????

.arquivos

.pesquisar